Trilhas da Cultura: Safira Moreira comanda masterclass de direção em fotografia dentro das atividades do programa de formação audiovisual

As atividades de formação do Trilhas da Cultura seguem de maneira intensa. Na próxima segunda-feira (14), a partir das 18 horas, no Hub ES+, no Centro de Vitória, a diretora Safira Moreira realiza a masterclass “Direção em Fotografia”. As inscrições gratuitas para a formação têm início nesta terça-feira (08), às 14 horas, e podem ser feitas através do Mapa Cultural ES (acesse AQUI). 

O encontro vai abordar a função do diretor de fotografia na construção de um filme. Tendo como referência o próprio portfólio, Safira Moreira vai falar sobre a importância da composição de cena, a iluminação e a linguagem visual para uma obra audiovisual, além de abordar a criação das cenas, os enquadramentos e destacar os aspectos do cenário e das cores que chegam ao espectador.

Safira Moreira foi diretora de fotografia de filmes como Eu, Minha Mãe e Wallace (2018), dos Irmãos Carvalho; e A Matéria Noturna (2021), de Bernard Lessa. Dirigiu os curta-metragens documentários Travessia (2017), Nascente (2020) e Alágbedé (2021).  Em 2021, desenvolveu o roteiro da série Olhares Negros, premiado através da Lei Aldir Blanc. Dirigiu a série Música Conecta, projeto que apoia e fomenta a nova cena da música brasileira, que documentou a última gravação da cantora Gal Costa em estúdio, ao lado da cantora Marina Sena. É roteirista das séries, Sobrepostas e Resíduos, ambas exibidas no Canal Brasil, e do documentário Mães do Brasil, exibido na Rede Globo em 2023, alcançando 15 milhões de espectadores. Trabalha em Cais, seu primeiro longa-metragem, que foi premiado pelo Rumos Itaú e Fundo Avon Mulheres e Sundance Documentary Fund.

Cursos 

Outros dez cursos serão ministrados, a partir de maio, dentro do Trilhas da Cultura. Com carga horária de 60 horas cada,  as formações serão nas áreas de Criação; Direção Audiovisual; Foto, Som e Arte; Produção; Finalização e Pós-Produção. As inscrições gratuitas estão abertas até o dia 11 de abril, no site do Mapa Cultural ES. As vagas são limitadas.

O programa Trilhas da Cultura também oferece uma ajuda de custo de R$ 600 (seiscentos reais) para 200 vagas ofertadas. O recurso da bolsa será repassado em três parcelas para os alunos participantes que comprovadamente tiverem frequência igual ou superior a 80% das aulas. A mesma porcentagem será aplicada para a frequência, o que garante o certificado de conclusão de curso. 

Serão ainda disponibilizadas outras cinco vagas especiais para cada um dos dez cursos de qualificação totalizando 250 vagas (25 por curso). Para essas vagas não será disponibilizada ajuda de custo. Para cada formação será aplicada a reserva de vagas garantindo assim, mínimo de 20% das vagas para pessoas negras; mínimo de 10% das vagas para pessoas indígenas, 30% para mulheres e pessoas LGBTQIAPN+, além de mínimo de 10% das vagas destinadas a pessoas residentes em territórios atendidos pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O Trilhas da Cultura é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult ES), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

Galpão Produções

About Galpão Produções