Cola Aê promove encontro de coletivos com equipe do CRJ São Pedro

Nessa quinta-feira (12), a equipe do Centro de Referência da Juventude (CRJ) que será implantado em São Pedro, em Vitória, realizou a primeira edição do Cola Aê, que aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elza Lemos Andreatta, localizada na Ilha das Caieiras, na Capital. A atividade contou com a participação de representantes de coletivos juvenis das áreas da dança, circo, fotografia, empreendedorismo, juventude de terreiro, hip hop, além de jovens estudantes da própria unidade de ensino.

A programação teve início com a apresentação da equipe e da metodologia do CRJs. Logo após foi realizada a escuta ativa dos coletivos, com troca de ideias e perspectivas sobre o Centro de Referência, sua localização, além do desenvolvimento de atividades e a política de direitos humanos do Estado do Espírito Santo. A apresentação também situou o CRJs dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. Também foi apresentado para os coletivos o trabalho realizado nas redes sociais e no site Juventudes.

O Cola Aê foi planejado a partir do aprofundamento da equipe-chave no plano de trabalho do CRJ, com o objetivo de apresentar todas as possibilidades desse equipamento para as juventudes de São Pedro, além de escutar as demandas trazidas por eles. Entre as pautas levantadas pelos jovens, estavam as oportunidades de trabalho formal, acesso a espaços culturais e esportivos, e a possibilidade de sonhos das juventudes.

“Nossa conversa foi muito positiva. Tivemos a participação de membros atuantes no território, que trouxeram informações importantes para a implementação do CRJ. Estamos em um território de muita carência, mas também de muita potência. E a partir desses bate-papos, vamos trabalhar para atender às demandas desses jovens”, disse a coordenadora-geral do CRJ São Pedro, Sheila Shunck .

CRJ

O CRJ São Pedro vai ofertar, aos jovens de 15 a 24 anos da região, uma gama de serviços voltados para as juventudes, buscando ampliar a garantia de direitos e diminuir os índices de crimes violentos sofridos e cometidos por jovens. O destaque vai para a oferta de cursos; oficinas para a geração de renda; atividades de esporte, cultura e lazer; acompanhamento integral de jovens para a construção de planos de vida e de trabalho; internet e o uso de computadores para estudo e trabalho.

O Governo do Estado já inaugurou seis CRJs no Estado. Em breve, mais nove unidades vão ser entregues. “Acreditamos e investimos na potência da juventude capixaba, que é uma juventude que luta e que, junto com esse governo, está trazendo conquistas históricas. O CRJ é um espaço acolhedor, feito com as juventudes e para elas. Vamos deixar o maior legado de políticas públicas desse Estado com o Plano Estadual das Juventudes, o Fundo Estadual da Juventude e com os CRJs, que vão prestar serviços inéditos no Espírito Santo. Teremos 14 CRJs em funcionamento em todo Estado”, explicou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Parceria

O CRJ São Pedro é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), definida após ampla seleção pública. Ele é um projeto que integra o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

Estado Presente

O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O CRJ São Pedro integra esse programa, que tem como objetivo contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

Galpão Produções

About Galpão Produções