9º Festival TendaLab: Filipe Catto apresenta show em que revisita a obra de Gal Costa

By 28 de março de 2024abril 1st, 2024Notícias, TendaLab

Depois de anunciar o grupo Fundo de Quintal, o 9º Festival TendaLab, divulga mais uma atração que irá compor a programação do evento: a cantora Filipe Catto. O festival, que acontece nos dias 26 e 27 de julho, às 19 horas, em local que será divulgado em breve, conta com a curadoria e direção de Lucia Caus e o patrocínio do Instituto Cultural Vale

Com um dos trabalhos mais elogiados de 2023, a cantora Filipe Catto irá subir ao palco do festival para apresentar o show Belezas São Coisas Acesas por Dentro. A apresentação promove uma celebração do repertório de Gal Costa, que nos deixou no final de 2022, sem cair em clichês, resgatando músicas clássicas e outras lançadas nos últimos anos de vida da cantora baiana. 

O espetáculo conta com roteiro assinado pela própria Catto em parceria com Ismael Caneppele e Cris Lisbôa, e reúne sucessos como Tigresa, Vaca Profana, Chuva de Prata e Nada Mais, além de pérolas recentes como Recanto Escuro e Jabitacá.  A produção musical do show é da cantora com o guitarrista Fabio Pinczowski, que ao lado do baixista Gabriel Mayall e da baterista Michelle Abu, forma o power trio que acompanha a artista. 

“A Gal é a matriz fundamental das cantoras brasileiras. Ela deu tudo pra gente: o rock, o samba, a bossa nova, a rebeldia, a elegância”, afirma a cantora. “Nos encontramos algumas vezes e ela sempre foi um amor. Quando me chamaram pra fazer essa homenagem, eu fiquei muito grata por poder encarnar essas canções tão poderosas”, disse a artista, que nasceu na mesma data que Gal Costa (26 de setembro). 

O show deu origem ao disco homônimo e reúne uma seleção de 10 faixas compostas por alguns dos mais importantes nomes da música brasileira. O trabalho de estúdio, que está disponível nas plataformas de streaming, narra uma jornada de amor, dor e glória que dialoga diretamente com o processo de afirmação de gênero vivenciado por Catto – que se identifica como uma pessoa não binária. Para o crítico Mauro Ferreira, “Catto reacende a chama transgressora de Gal Costa em álbum movido pela energia do rock”. 

Festival TendaLab 

As primeiras atrações confirmadas no line up do 9º Festival TendaLab apresentam, ao mesmo tempo, uma seleção original e alinhada com a produção musical contemporânea brasileira. Os artistas transitam por gêneros diversos como o samba, a MPB e o rock, às vezes flertando com mais de um gênero em seu trabalho, o que reafirma a pluralidade da música feita no Brasil. 

O 9º TendaLab conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. Conta também com o apoio do HZ e da Rede Gazeta. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Galpão Produções

About Galpão Produções