As ferramentas de marketing utilizadas para auxiliar na divulgação de projetos culturais. Esse foi o eixo da palestra Marketing e Cultura: práticas de comunicação para projetos culturais, com a jornalista, produtora cultural e criadora de conteúdo Aline Alves.
O bate-papo online, que aconteceu no dia 03 de junho, faz parte das atividades de formação do projeto Cultura em Toda Parte – Módulo Norte. “Eu fiz um resumo de como fazer essa proposta de comunicação, com maior foco no online. Para isso, eu separei umas ferramentas que eu utilizo para apresentar para vocês” explicou Aline.
A jornalista começou falando sobre “as comunicações”, e as diferentes frentes para criar um programa para a divulgação de um projeto. “A Comunicação não é uma coisa só. São várias frentes. Você não pode chegar e contratar uma pessoa e falar ‘faz a minha comunicação aí’. E é uma série de coisas” explicou ela. .
Na sequência ela apresentou algumas das frentes mais utilizadas em um programa de comunicação: Conteúdo e Seo, quando você otimiza seu texto para os mecanismos de busca do Google; Gestão de Redes Sociais, a pessoa ou empresa responsável por pensar o conteúdo e supervisão das redes; Assessoria de Imprensa, quem faz a ponte entre o seu projeto e os veículos de mídia; Design, quem pensa a identidade visual do seu projeto; Anúncios e Performances, conteúdo pago e direcionado para um destaque maior nas redes sociais; entre outros.
Depois ela deu uma breve definição sobre o Marketing Digital. “O marketing é esse conjunto de estratégias. Ele é um pouquinho diferente do marketing tradicional porque ele está focado no online. É como eu vou trabalhar a marca na internet. Nas estratégias de marketing digital eu trabalho as redes sociais, os anúncios, o conteúdo otimizado para o Google. O marketing digital agrega essas várias frentes da comunicação”.
Aline também falou sobre a importância de ter os profissionais focados em cada uma das áreas, ou caso essas atribuições estejam focadas em um único profissional que seja direcionado um caminho principal para não comprometer a qualidade do trabalho final. “Eu gostaria de chamar atenção de quem vai contratar e quem vai ser contratado sobre a importância de focar em alguma das atividades para que o trabalho final não fique com uma qualidade inferior ao esperado”.
Outra dica foi a importância de traçar uma estratégia. Preparar um diagnóstico e identificar quais são as suas mídias; ter objetivos da comunicação; e planejar um calendário editorial. “Primeiro eu tenho que olhar para o interno, quais são as minhas forças. Ver todas as possibilidades que eu tenho para divulgar meu projeto. Depois eu identifico as minhas fraquezas”.
Aline fechou a apresentação apresentando ferramentas gratuitas e práticas para a produção de um bom conteúdo. “Eu trouxe uma série de ferramentas que podem contribuir para o trabalho de vocês. Sâo ferramentas que eu utilizo”, disse a comunicadora antes de apresentar aplicativos como o Canva, Inshot e Mlabs.
Mikaely Reinholz, uma das inscritas na palestra, afirmou ter gostado muito do conteúdo e das dicas apresentadas na formação. “Achei ótimo, que foi extremamente objetivo e bem esclarecedor. Por mais que a gente tenha uma ideia de como fazer esses pequenos macetes são extremamente necessários para conseguir dar gás nos projetos e fazer com eles aconteçam”.
Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.