Cultura em Toda Parte: Viana recebe espetáculo de dança e show musical na abertura da rota Circulação em Espaços Culturais

By 16 de setembro de 2024setembro 27th, 2024Cultura em Toda Parte

A música regional e a dança flamenca foram destaque na noite de abertura do Cultura em Toda Parte, Rota Circulação em Espaços Culturais, que aconteceu na última sexta-feira (13), no município de Viana, na Região Metropolitana da Grande Vitória. O público, que compareceu ao Teatro Municipal da cidade, pôde conferir gratuitamente o show musical de Jean da Viola e o espetáculo de dança de Ivna Messina.

Abrindo a programação, a subsecretária de Estado de Políticas Culturais do Espírito Santo, Carolina Ruas, deu as boas-vindas ao público vianense. “Estamos aqui em Viana, dando início ao Cultura em Toda Parte, edição espaços culturais, nesse município tão especial que sempre nos recebe muito bem. O objetivo do Cultura em Toda Parte é apresentar para o público o que existe de melhor da nossa produção artística e cultural nesse palco e tantos outros que veremos nas próximas cidades em que vamos circular, ao redor do Estado. É uma alegria para a Secretaria da Cultura poder proporcionar isso para todo mundo e estar mais perto do público”, pontuou Carolina Ruas.

A primeira atração da noite foi o cantor e pesquisador Jean da Viola. Acompanhado do percussionista Marcelo Greick, ele apresentou canções autorais e um pouco da história da viola caipira. “Essa apresentação é uma viagem no universo da viola caipira. A gente tenta trazer para o público, além do repertório, as histórias que envolvem a cultura e a viola caipira, levando o trabalho de pesquisa e de divulgação da viola caipira para todos”, explica o artista.

Além das tradicionais modas de viola, o repertório da apresentação trouxe gêneros, como o samba e a toada, além de clássicos como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, apresentando a versatilidade do instrumento. “A gente faz essa apresentação de uma forma cronológica. Traz a viola desde que ela chegou no Brasil, no descobrimento, e vai passando pelos ritmos genuinamente brasileiros e contando um pouquinho da história, musicalmente falando. Vamos colocando as músicas e contando as curiosidades de cada ritmo”, disse Jean da Viola.

Na plateia, o servidor público João Paulo Negrelli, morador de Viana, elogiou a programação. “No show do Jean da Viola, ele mostrou bastante diversidade de ritmos com a viola, que, muitas vezes, a gente não sabe o que pode acontecer”, comentou Negrelli, que também destacou a relevância de ações como o Cultura em Toda Parte: “Eu acho muito importante. É uma oportunidade de circular com a cultura e aproximar pessoas que muitas vezes não têm acesso.”

Na sequência, a bailarina, coreógrafa e pesquisadora da dança Ivna Messina subiu ao palco com o espetáculo “Hoje Me Sinto Muito Flamenca”. Com muito bom humor, a artista contou sobre a sua relação com a dança flamenca e um pouco da história do flamenco, por meio de figurinos e coreografias, aproximando o público da dança. “Nesse trabalho, converso um pouco com a plateia, brinco um pouco com essa coisa da Ivna pessoa-cidadã e da Ivna artista cênica. O público consegue ver a diferença da vida da pessoa fora do palco e a pessoa que está ali paramentada, no estado cênico para a apresentação”, explicou.

Para ela, iniciativas como o Cultura em Toda Parte são importantes tanto para os profissionais quanto para o público. “É muito legal a gente poder circular por espaços que a gente não está habituado a se apresentar, justamente porque a gente consegue diversificar o público e se apresentar para pessoas que talvez não tivessem a possibilidade de assistir a este tipo de trabalho”, ressaltou Ivna Messina.

O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

Fotos: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

Galpão Produções

About Galpão Produções