Cinema em Toda Parte finaliza formações em Conceição da Barra, Jerônimo Monteiro, Montanha e Mucurici

Alunos durante a formação do Cinema em Toda Parte na cidade de Montanha. Foto: Vikki Dessaune/ Acervo Galpão IBCA

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo finalizou suas últimas formações nos municípios de Conceição da Barra, Jerônimo Monteiro, Montanha e Mucurici. Do final de novembro até esta quinta-feira (05), os estudantes da região receberam aulas teóricas e práticas sobre o universo do cinema, além da implementação de um núcleo audiovisual em cada uma das regiões.

Foram contemplados os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro, em Jerônimo Monteiro; da EEEFM de Mucurici; e EEEFM Dom José Dalvit, em Montanha. Já em Conceição da Barra, as atividades na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Prof. Joaquim Fonseca.

Como resultado da finalização das oficinas, cada turma produziu um curta-metragem em que todas as técnicas aprendidas em sala de aula foram aplicadas na produção. No município de Jerônimo Monteiro, a comunidade escolar realizou o filme Área Vip, que tem direção coletiva da turma realizada sob a supervisão de Gabriele Stein.

Na cidade de Mucurici, os alunos produziram o curta-metragem Não Olhe pra Trás, que contou com a direção coletiva do grupo e foi realizado sob a supervisão de Tati Rabelo. Em Montanha, a produção exibida foi Explana, que teve direção coletiva realizada com supervisão de Rodrigo Linhales.

Fechando as exibições, os alunos de Conceição da Barra realizaram o filme Olhares Capturados, direção coletiva realizada com supervisão de Bernard Lessa.  Encerrando as formações, os filmes são exibidos para toda a escola, além de familiares dos participantes da oficina.

Ana Flávia Torres Moraes, aluna da EEEM Prof. Joaquim Fonseca, descobriu um mundo de novas possibilidades na Oficina do Cinema em Toda Parte, em Conceição da Barra. “Aprendi coisas novas. Aprendi a atuar, uma área que eu não imaginava. Aprendi a mexer com a câmera. Foi incrível”, disse.

A aluna Maria Flávia Alves, da EEEFM de Mucurici, destacou a oportunidade de passar o aprendizado da formação adiante. “Atualmente, estamos fazendo a oficina, a gente está trabalhando nisso. Ano que vem, podemos ser os oficineiros. Ou seja, passar nosso conhecimento para eles”, comentou.

Para Ana Clara Peixoto, aluna da EEEFM Dom José Dalvit, em Montanha, receber a caravana de formação audiovisual na sua escola é uma chance ampliar o conhecimento em uma área fora do universo tradicional de ensino. “Receber o Cinema em Toda Parte aqui na escola está sendo maravilhoso. A gente está aprendendo muita coisa, todo dia uma coisa nova. Para quem gosta de atuar, está sendo perfeito. A gente acredita que vai ser muito bom nosso curta-metragem”, contou.

Mostra Audiovisual

Na próxima quinta-feira (12), a partir das 15 horas, no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, acontece a Mostra Audiovisual. O evento marca o lançamento dos dez curtas-metragens produzidos pelos alunos das instituições estaduais de ensino que participaram do Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo. A exibição é aberta ao público mediante ingressos retirados na plataforma Sympla (CLIQUE AQUI).

As produções dialogam com temas escolhidos pelos estudantes, em parceria com os oficineiros responsáveis pelas formações em cada cidade e refletem, entre outros temas, questões do cotidiano, do ambiente escolar e da vida no interior. Os filmes que serão exibidos são:

– Coisas de Aluno, direção coletiva realizada com a supervisão de Bernard Lessa
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta (Alfredo Chaves)

– Entre sem Bater, direção coletiva realizada com a supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Marcondes de Souza (Muqui)

Nova Era, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Ana Maria Carletti Quiuqui (Águia Branca)

Sussurro, direção coletiva realizada com supervisão de Junior Batista
Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Dr. Edward Abreu do Nascimento (Pedro Canário)

O Despertar, direção coletiva realizada com supervisão Fran de Oliveira
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Antônio dos Santos Neves (Boa Esperança)

Temos Nosso Próprio Tempo, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Henrique Coutinho (Iúna)

Área Vip, direção coletiva realizada com supervisão de Gabriele Stein
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Jerônimo Monteiro (Jerônimo Monteiro)

Não Olhe pra Trás, direção coletiva realizada com supervisão de Tati Rabelo
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) de Mucurici (Mucurici)

Explana, direção coletiva realizada com supervisão de Rodrigo Linhales
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom José Dalvit (Montanha)

Olhares Capturados, direção coletiva realizada com supervisão de Bernard Lessa
Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Prof. Joaquim Fonseca (Conceição da Barra).

Curso

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é uma caravana de formação e difusão audiovisual para jovens estudantes das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, para estudantes com idade entre 14 e 25 anos, localizadas em municípios capixabas com até 30 mil habitantes.

Integram o projeto instituições estaduais de ensino dos municípios de Águia Branca, Pedro Canário, Jerônimo Monteiro, Boa Esperança, Alfredo Chaves, Muqui, Iúna, Mucurici, Montanha e Conceição da Barra.

Faz parte do programa, a implementação de dez Núcleos Audiovisuais e dez oficinas de formação em audiovisual, que apresentam como produto final um curta-metragem realizado pelos próprios alunos, que é exibido para a comunidade escolar como produto final da formação.

O Cinema em Toda Parte – Formação de Núcleos Audiovisuais no Espírito Santo é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), com o apoio institucional da Secretaria da Educação (Sedu).

Galpão Produções

About Galpão Produções