A programação gratuita apresentada em Guaçuí foi desenvolvida para toda microrregião Caparaó que também contemplou os municípios de Alegre, Bom Jesus do Norte, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibatiba, Ibitirama, Iúna, Irupi, Muniz Freire e São José do Calçado. Para o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, foi uma oportunidade de percorrer todas as regiões do estado com um recorte plural da produção cultural capixaba.
“Estamos aqui em Guaçuí finalizando esse ciclo do Cultura em Toda Parte. Essa caravana passou por dez municípios do Espírito Santo, conectando o estado pela arte. Foram 200 atrações culturais, todas selecionadas através de chamada pública, movimento muito importante, que impactou muito a cena cultural e também a população desses lugares, que puderam conhecer um pouquinho mais do que é produzido aqui no Estado. A Secretaria da Cultura, o Governo do Estado está muito feliz com o resultado desse grande movimento da cultura capixaba por todo nosso território”, disse o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha.
Apresentações
O evento teve início na sexta-feira (13). Quem abriu as apresentações foi a Cia. Mais um Ponto, Mais um Conto com o espetáculo Contos de Cor. Na sequência, a cantora Aline Maria apresentou o show Bordado à Fé, seguido pelo cantor, compositor e produtor musical Jota[C]. Fechando a primeira noite, a Mostra de Videoclipes.
No sábado (14), as atividades começaram a partir das 10 horas com a peça infantojuvenil A Lenda das Icamiabas, do Coletivo Guaçuí Em Cena. Depois, às 15 horas, o Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira apresentou o espetáculo de rua A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe. À noite, a partir das 19 horas, a música tomou conta com os shows do Projeto Feijoada, do duo A Transe e da banda Sansten.
Fechando o circuito, no domingo (15), a peça teatral Contos Assombrosos, da Cia. Mais um Ponto, Mais um Conto. Às 14 horas, o Grupo Anônimos de Teatro apresentou a leitura dramática Anônimos: Uma Leitura. Depois, às 17 horas, no Caminhão Palco, foi a vez dos shows Cleyton Aguiar, o Suindara e o cantor Salvador.
Morador da região, Anderson Silva prestigiou a programação do Cultura em Toda Parte no município de Guaçuí e aprovou a proposta do circuito itinerante. “Muito bacana, projeto que o Governo do Estado está de parabéns, trazendo cultura para o interior do estado. Artistas capixabas fazendo um som de altíssima qualidade”.
Cultura em Toda Parte
Duzentas atividades artísticas gratuitas contemplando os 78 municípios do Espírito Santo entre março e maio deste ano. Assim foi o Cultura em Toda Parte 2022. O público conferiu, entre os meses de março e maio, 140 apresentações artísticas e 60 atividades formativas que aconteceram em 10 municípios do Espírito Santo, envolvendo as cinco regiões em dez finais de semana.
A gestão da Região Central e Sul ficou a cargo do Instituto Brasil de Cultura e Arte. Para a produtora executiva do IBCA, Larissa Delbone, a experiência de percorrer o estado com um projeto que potencializa a cultura do Espírito Santo foi enriquecedora. “Encerramos mais uma etapa do Cultura em Toda Parte. E foi um prazer, mais uma vez, rodar o Espírito Santo com muita arte e cultura”.
O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes, do Sesi e da Prefeitura Municipal de Guaçuí. O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.