Está na hora de pegar a estrada novamente. A caravana do Cultura em Toda Parte 2022 – Região 2 desembarca, entre os dias 13 e 17 de abril, em Linhares, a cidade sede do evento, com uma programação desenvolvida para atingir toda a microrregião Rio Doce, que inclui os municípios de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal, Sooretama e Linhares. As apresentações acontecem no Caminhão Palco e no Centro Cultural Nice Avanza, ambos localizados na Praça 22 de Agosto, no Centro e na EMEF Cid Adalberto dos Reis, no bairro Juparanã. Toda programação é gratuita.
Durante os dias de evento, o público irá conferir um recorte da produção cultural do Espírito Santo com 12 apresentações divididas em shows musicais de diversos gêneros, apresentações teatrais e de dança, contação de histórias e mostra audiovisual reafirmando a diversidade e o talento dos artistas capixabas. Os profissionais selecionados foram escolhidos por meio de chamada pública, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES.
Programação Cultural
Quem abre a programação na quarta-feira (13), a partir das 14 horas, é o espetáculo O Quintal de Histórias, de Dana Oliver. A montagem reúne contos inspirados nas narrativas de autoras como Ana Maria Machado e Tatiana Belink, adereços cênicos e instrumentos percussivos para apresentar uma costura de brincadeiras, histórias e música, resgatando as memórias da infância tradicional. A encenação é exclusiva para os alunos da EMEF “Cid Adalberto dos Reis”.
No Sábado de Aleluia (16), a programação é intensa. Às 16 horas, no Centro Cultural Nice Avanza, o público confere o espetáculo teatral Aloka. A peça acompanha a divertida e engraçada trajetória de Vida, Tee Tee e Noxeema, artistas que não estão mais na mídia por estarem com uma idade considerada avançada e que se tornam descartáveis pelo público. A montagem propõe uma grande reflexão sobre família, valores, criação e futuro. Logo após, às 17 horas, na Praça 22 de Agosto, acontece a performance Três em Uma. A obra trabalha três eixos inspirados nas artes desenvolvidas na cidade capixaba de Cachoeiro de Itapemirim: música, dança e literatura se unem em um só corpo. Depois, às 19 horas, no Centro Cultural Nice Avanza, A Mais Forte, texto clássico de August Strindberg. Considerado em muitos países como uma obra prima dos monólogos, o espetáculo evidencia a “psicologia do eu” através de embates psicológicos, jogos de dominação e do incessante ajuste de contas presentes na obra do autor.
Na sequência, às 20 horas, no Caminhão Palco a música toma conta do evento. Quem abre a programação é o Dry Som com o show Novo Mundo, voltado para o universo do rap com as canções do seu segundo EP. Depois, a galera vai dançar com o som do Thi. O artista LGBTQIAP+ apresentará suas canções autorais que ele define como “PAGOPOP” – mistura de pop com pagodão – e promete não deixar ninguém parado. A última atração é a Mostra de Videoclipes. A sessão, que une o audiovisual a música, exibirá dez produções em uma sessão que apresenta a pluralidade de gêneros musicais e estéticos de artistas que produzem no Espírito Santo.
No Domingo de Páscoa (17), a primeira atração é o espetáculo cênico-musical Zé Grilo Dentro de Si, às 17 horas, no Centro Cultural Nice Avanza. A apresentação é uma tragicomédia que aborda a vida do trabalhador brasileiro, que diante dos percalços da vida mantém a esperança de superar tudo e aprender com os desastres sociais, físicos e psicológicos que acometem muitas pessoas na sociedade. A partir das 18 horas, no Caminhão Palco, quem sobe ao palco é a Gravekeepers com um show que reúne as músicas do primeiro EP dessa banda que tem influências do thrash e do death metal. O trabalho conceitual conta a história ficcional, que se passa em Linhares, em uma do Século XIX, e apresenta elementos históricos, como a resistência dos nativos e as investidas cada vez mais dominadoras da metrópole.
Depois, o público confere o show do Trio Nó do Forró que promete colocar todo mundo para dançar com muito forró pé de serra. Na sequência, será vez da cantora Bella Nogueira apresentar canções que marcaram sua trajetória com a banda Bella N’ Jokers, fundada por ela em 2012 em SP, com a qual a capixaba se apresentou na última edição do programa global Superstar (2016). Além dos sucessos da banda, Bella fará releituras das canções que compõem seu disco de estreia como artista solo, “Te Seguindo”, lançado em 2015 e elogiado por nomes como Torcuato Mariano, com quem trabalhou no programa global.
Formação
Além das apresentações artísticas, a programação do Cultura em Toda Parte 2022 apresenta 30 atividades de formação divididas entre as cidades sedes do evento. Em Linhares acontecerão 03 oficinas e 03 palestras. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário Google. São 20 vagas para cada oficina e 60 vagas para as palestras. Tanto as inscrições quanto a participação nas atividades são gratuitas. Os participantes que completarem a carga horária dos cursos terão direito a certificado.
As oficinas contemplam três formações, que acontecem em dois dias de aula, na quarta-feira (13) e quinta-feira (14). Quem abre a programação, às 9 horas, é o produtor Marcelo Shimu com a oficina Introdução à Produção Musical. Também a partir das 9 horas, o ator e educador social, Cleverson Guerrera promove a formação Iniciação Teatral: O Corpo Popular. Às 14 horas, a roteirista, videomaker e roteirista Andie Freitas ministra a oficina Criação de Vídeos para Celular.
As palestras acontecem em apresentação única. Na quarta-feira (13), às 17 horas, Mestre Militão Reza Forte apresenta o Panorama Histórico da Capoeira Reza Forte, em que ele fala sobre a história da capoeira. Na quinta-feira (14), às 17 horas, o produtor cultural, cineclubista, produtor cultural, ator, diretor teatral e gestor público Claudino de Jesus discorre sobre parte da história audiovisual na palestra O Movimento Cineclubista Internacional e a Contribuição do Brasil. Fechando o ciclo de formações, também na quinta-feira (14), o professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Jorge Nascimento, traz a língua para o centro da roda na palestra Literatura: Escrita e Oralidade.
A caravana do Cultura em Toda Parte – Região 2 já passou por Baixo Guandu e Vargem Alta, e depois de Linhares segue para os municípios de Marataízes (29 de abril a 1º de maio) e Guaçuí (13 a 15 de maio).
O Cultura em Toda Parte 2022 é uma idealização da Secretaria da Cultura do Espírito Santo e conta com a gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte – IBCA. Essa iniciativa também conta com apoio da Findes, do Sesi, da Prefeitura Municipal de Linhares e do IFES – Campus Linhares. O Cultura em Toda Parte foi viabilizado por Edital de Chamamento da Lei Aldir Blanc, vinculada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
CULTURA EM TODA PARTE 2022
REGIÃO 2 – LINHARES
Apresentações Culturais
13, 16 e 17 de abril
Caminhão Palco / Centro Cultural Nice Avanza/ Praça 22 de Agosto – Centro
EMEF “Cid Adalberto dos Reis” – Rua Valdomiro Cardoso s/n – Juparanã
13 de abril
Quarta-feira
14h – EMEF “Cid Adalberto dos Reis” – Rua Valdomiro Cardoso s/n – Juparanã
– O Quintal de Histórias (Teatro / Aracruz) – apresentação para os alunos da escola
SÁBADO (16/04)
16h – Centro Cultural Nice Avanza – Praça 22 de Agosto – Centro
– Aloka (Teatro/Cachoeiro de Itapemirim / Classificação Indicativa: 12 anos)
17h – Praça 22 de Agosto – Centro
– Performance Três em Uma (Performance/Cachoeiro de Itapemirim)
19h – Centro Cultural Nice Avanza – Praça 22 de Agosto – Centro
– A Mais Forte (Teatro/Itapemirim / Classificação Indicativa: 14 anos)
20h – Caminhão-Palco – Praça 22 de Agosto – Centro
– Dry SOM (Música/Piúma)
– Thi (Música/Linhares)
– Mostra de Videoclipes
Disco Voador – Intérprete: Banda Alldeia / Direção: Thiago Soares
Eu Queria Voar – Intérprete: Margozzo / Direção: Margozzo
Filha de Luz – intérprete: Negras Conectadas / Direção: Viviane Lopes Pereira
Let The Melody Guide Your Soul – Intérprete: Clara Marins / Direção: Guajardo Films
O Que Que a Quarentena Fez – Intérpretes: Dório e Gabriel / Direção: Tafarel Silversom
Pra Sorrir – Intérpretes: Douglas Lopes e Nano Vianna / Direção: Douglas Lopes e Aniceto Frizzera Neto
Rio pro Mar – Intérprete: Rafael Martins / Direção: Marcos Baretta
Space Woods – Intérprete: My Magical Glowing Lens / Direção: Gustavo Senna
Trajetórias Interrompidas – Intérprete: Beto Pinheiro / Direção: Beto Pinheiro
Tudo ou Nada – Intérprete: Alinne Garuth / Direção: Alinne Garuth e Flora Fiorio
DOMINGO (17/04)
17h – Centro Cultural Nice Avanza – Praça 22 de Agosto – Centro
– Zé Grilo Dentro de Sí (Teatro/Linhares)
18h – Caminhão-Palco – Praça 22 de Agosto – Centro
– Gravekeepers (Música/Linhares)
– Trio Rocha o Nó (Música/Linhares)
– Bella Nogueira (Música/Linhares)
Atividades de Formação
Ceefmti Bartouvino Costa
IFES – Campus Linhares
Oficinas
Introdução à Produção Musical
com Marcelo Shimu
13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 9 horas
IFES – Campus Linhares
Criação de Vídeos para Celular
com Andie Freitas
13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 14 horas
IFES – Campus Linhares
Iniciação Teatral: O Corpo Popular
com Cleverson Guerrera
13 e 14 de abril, quarta e quinta, às 9 horas
IFES – Campus Linhares
Palestras
Panorama Histórico da Capoeira Reza Forte
com Mestre Militão Reza Forte
13 de abril, quarta-feira, às 17 horas
IFES – Campus Linhares
O Movimento Cineclubista Internacional e a Contribuição do Brasil
com Claudino de Jesus
14 de abril, quinta-feira, às 17 horas
IFES – Campus Linhares
Literatura: Escrita e Oralidade
com Jorge Nascimento
14 de abril, quinta-feira, às 19 horas
Ceefmti Bartouvino Costa