Cultura em Toda Parte promove oficinas e palestras gratuitas em Baixo Guandu

By 11 de março de 2022março 14th, 2022Cultura em Toda Parte, Notícias, Oficinas

Com a proposta de unir cultura e educação, a programação do Cultura em Toda Parte 2022 – Região 2 contempla 30 atividades de formação que serão divididas entre as cinco cidades sedes do evento. Nos dias 18 e 19 de março, sexta-feira e sábado, o município de  Baixo Guandu  irá receber 04 oficinas e 02 palestras, que acontecerão no Caminhão Escola, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e no Auditório da Prefeitura de Baixo Guandu. 

 As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário Google que está disponível na descrição das atividades (no final da matéria). São 15 vagas para cada oficina e 30 vagas para as palestras. As inscrições e a participação nas atividades são gratuitas

As oficinas e palestras abordam assuntos em diversas áreas, com foco na cultura. Os inscritos poderão experienciar formações nos campos da fotografia, da escrita, da leitura, do teatro, da botânica e captação de recursos. Confira as oficinas que fazem parte da primeira parada do Cultura em Toda Parte 2022 e faça sua inscrição. 

Oficinas 

Fotografia, olhares e afetos
com Thais Gobbo
18 e 19 de março, às 9 horas

Sobre a oficina: Fotografia, Olhares e Afetos é uma experiência de aprendizado na área da fotografia. Nos encontros, vamos aprender sobre técnicas, como manusear seu próprio celular, trocar referências e aprender através de técnicas e inspirações a como desenvolver o nosso olhar fotográfico.

Sobre Thais Gobbo: fotógrafa e comunicadora popular. Fotografa profissionalmente desde 2012 e até hoje já ministrou 35 oficinas sobre olhar fotográfico e iniciação à fotografia em diversas cidades do Espírito Santo. Em sua trajetória fotografou documental, eventos, ensaios, projetos, entre outras coberturas e hoje é especializada principalmente em retratos.

Inscreva-se AQUI

Escrita Poética
com Lívia Corbellari
18 de março, às 14 horas
19 de março, às 9 horas 

Sobre a oficina: todos nós temos a nossa própria poesia, que podemos expressar em forma de palavras. Escrever  poemas é exprimir nossos sentimentos, condensá-los e deixar transparecer apenas o que é mais forte. Na oficina Escrita Poética, vamos fazer leituras de poemas de autoras e autores brasileiros e trabalhar o poder das metáforas, do ritmo e da criação de imagens subjetivas. De forma colaborativa, pretende-se incentivar e provocar a escrita a partir do cotidiano e das vivências de cada um.

Sobre Lívia Corbellari: escritora e produtora cultural. Publicou seu primeiro livro de poesia carne viva, em 2019, pela editora Cousa. Formada em jornalismo pela Ufes, atualmente trabalha com produção de conteúdo para internet e mantém o projeto literário multimídia Livros por Lívia, que discute a literatura contemporânea com foco na produção do Espírito Santo.

Inscreva-se AQUI

Corpo Popular
com Cleverson Guerrera
18 de março, às 14 horas
19 de março, às 9 horas 

Sobre a oficina:  a formação pretende, através de exercícios e jogos teatrais, trazer a vivência e o estímulo do corpo popular, este corpo que fala e tem partitura corporal, sendo disponível que possibilita a mudança de pensar. Representa o movimento de vida, de festa e de celebração, visando a desconstrução do erudito e construção do saber que tem como alicerce o povo. O corpo festivo, afetivo e acessível. Estimulando a desmaterialização do corpo e desconstrução de estereótipos por meio da exploração de planos (alto/médio/baixo), buscando presença, imaginação criadora, percepção, intuição, memórias, sensação, ação… Isso tudo com a linguagem teatral.

Sobre Cleverson Guerrera: educador social. Ator e bailarino, formado pela Escola Técnica de Teatro, Dança  e Música FAFI. Ator da Cia Campaneli e  coordenador do grupo Vira Lata de Teatro.

Inscreva-se AQUI

Mediação de Leitura
com Lilian Menenguci
19 de março
das 9h às 12h/ 14h às 17h 

Sobre a oficina: Mediação de Leitura é uma oficina constituída de ações teóricas e vivenciais destinadas ao fomento do hábito da leitura em ambientes educacionais, nas bibliotecas (escolares, oficiais e comunitárias), em espaços públicos, culturais e mesmo nos lares. A proposta tem o objetivo de fortalecer atividades de estímulo à leitura e contribuir com a formação de mediadores de leitura.

Sobre Lilian Menenguci: Professora, graduada em Pedagogia, é Doutora em Educação pela Ufes. Especialista em Acessibilidade Cultural, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na formação inicial e continuada de profissionais da Educação. É autora de Os medos de Lili, Casa de Papel e A Criança Mágica, ambos de literatura infantojuvenil. Lançou Palarvas de Borboletras e Grão, sob o gênero de poesia. Na área da educação, assina Educação, Educação Especial, Inclusão e Arte: para além do chão e dos muros da escola comum, e organizou Memórias de Alfabetização: narrativas sobre aprender a ler e a escrever. Como atriz, já trabalhou em mais de uma dezena de espetáculos e também no filme Agrados para Cloê, de Jefinho Pinheiro. Seu texto Um pouco mais da metade criado a partir do projeto Outras Tramas, publicado na coletânea homônima, marca sua estreia na dramaturgia. Nos últimos anos idealizou e segue coordenando um conjunto de ações voltadas para o acesso ao livro e o fomento da leitura e da literatura: o projeto Livros Gigantes, o canal Com a Palavra e o projeto Conta Conta. Também integra a Rede Nacional de Leitura Inclusiva e o coletivo Confere com o Original.

Inscreva-se AQUI

Palestras 

Cultura e Botânica se Encontram na Construção de Saberes Locais
com Andressa Catarina
18 de março, às 19 horas

Sobre a palestra: o público conhecerá conceitos básicos ligados à Etnobotânica e ao modo que essa ciência está presente no nosso dia a dia. Ressaltando e reconhecendo sempre as comunidades tradicionais como as maiores detentoras e guardiãs desse conhecimento ancestral. A relação com as plantas nos fez chegar nesse momento da evolução, o caminho para o futuro não pode ser trilhado sem preservar as plantas e cuidar para que nosso aprendizado até aqui, não seja esquecido.

Sobre Andressa Catharina: atua há 15 anos na área de Educação Ambiental e Relacionamento com comunidades, com experiências na esfera pública, privada e terceiro setor. Possui graduação em Gestão Ambiental e Ciências Biológicas, mestrado na área de Sustentabilidade e certificação internacional para Gestão de Projetos Sociais. Orientada para os resultados e valorização das pessoas, acredita que a Educação é uma das maneiras de criar um futuro melhor.

Inscreva-se AQUI

Produção e Captação de Recursos para Projetos Culturais
com Ursula Dart
18 de março, às 14 horas

Sobre a palestra: a proposta da palestra é capacitar professores, artistas e produtores culturais, para que possam construir projetos de valor para editais e leis de incentivo, além de entender como realizar uma gestão eficiente do projeto para que toda a execução seja coerente e a prestação de contas efetiva. Irá abordar a construção de um projeto, desde a ideia até a sua execução. Os temas abordados serão a elaboração da ideia ao papel, a escrita, objetivo, cronograma, planilhas e orçamentos e prestação de contas.

Sobre Ursula Dart: sócia da Ladart Filmes com foco na produção de filmes para cinema e séries documentais e ficcionais para TV, traz em seu currículo diversos projetos audiovisuais nos quais atuou como diretora, diretora de produção, produtora executiva e diretora de fotografia. É curadora de festivais e mostras de cinema e participa de comissões de avaliação e júri de projetos, como o extinto DOC TV, o Festival de Cinema de Vitória e o Festival de Cinema e TV de Muqui, além de ter idealizado e/ou produzido iniciativas como a Mostra Produção Independente, o Festival Itinerante Anima Mundi, a Mostra Documentos Autorais e o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do ES – Cine.ema. É Mestra em Comunicação e Territorialidades (Ufes), especialista em Documentário de Criação (Univ. Autônoma de Barcelona, Espanha), bacharel em Direito (Ufes).

Inscreva-se AQUI

Com idealização da Secretaria da Cultura (Secult ES), com gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Findes e do Sesi, o Cultura em Toda Parte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Galpão Produções

About Galpão Produções