Com a proposta de unir cultura e educação, a programação do Cultura em Toda Parte 2022 – Região 2 contempla 30 atividades de formação que serão divididas entre as cinco cidades sedes do evento. Nos dias 18 e 19 de março, sexta-feira e sábado, o município de Baixo Guandu irá receber 04 oficinas e 02 palestras, que acontecerão no Caminhão Escola, na sede da Secretaria Municipal de Cultura e no Auditório da Prefeitura de Baixo Guandu.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário Google que está disponível na descrição das atividades (no final da matéria). São 15 vagas para cada oficina e 30 vagas para as palestras. As inscrições e a participação nas atividades são gratuitas.
As oficinas e palestras abordam assuntos em diversas áreas, com foco na cultura. Os inscritos poderão experienciar formações nos campos da fotografia, da escrita, da leitura, do teatro, da botânica e captação de recursos. Confira as oficinas que fazem parte da primeira parada do Cultura em Toda Parte 2022 e faça sua inscrição.
Oficinas
Fotografia, olhares e afetos
com Thais Gobbo
18 e 19 de março, às 9 horas
Sobre a oficina: Fotografia, Olhares e Afetos é uma experiência de aprendizado na área da fotografia. Nos encontros, vamos aprender sobre técnicas, como manusear seu próprio celular, trocar referências e aprender através de técnicas e inspirações a como desenvolver o nosso olhar fotográfico.
Sobre Thais Gobbo: fotógrafa e comunicadora popular. Fotografa profissionalmente desde 2012 e até hoje já ministrou 35 oficinas sobre olhar fotográfico e iniciação à fotografia em diversas cidades do Espírito Santo. Em sua trajetória fotografou documental, eventos, ensaios, projetos, entre outras coberturas e hoje é especializada principalmente em retratos.
Escrita Poética
com Lívia Corbellari
18 de março, às 14 horas
19 de março, às 9 horas
Sobre a oficina: todos nós temos a nossa própria poesia, que podemos expressar em forma de palavras. Escrever poemas é exprimir nossos sentimentos, condensá-los e deixar transparecer apenas o que é mais forte. Na oficina Escrita Poética, vamos fazer leituras de poemas de autoras e autores brasileiros e trabalhar o poder das metáforas, do ritmo e da criação de imagens subjetivas. De forma colaborativa, pretende-se incentivar e provocar a escrita a partir do cotidiano e das vivências de cada um.
Sobre Lívia Corbellari: escritora e produtora cultural. Publicou seu primeiro livro de poesia carne viva, em 2019, pela editora Cousa. Formada em jornalismo pela Ufes, atualmente trabalha com produção de conteúdo para internet e mantém o projeto literário multimídia Livros por Lívia, que discute a literatura contemporânea com foco na produção do Espírito Santo.
Corpo Popular
com Cleverson Guerrera
18 de março, às 14 horas
19 de março, às 9 horas
Sobre a oficina: a formação pretende, através de exercícios e jogos teatrais, trazer a vivência e o estímulo do corpo popular, este corpo que fala e tem partitura corporal, sendo disponível que possibilita a mudança de pensar. Representa o movimento de vida, de festa e de celebração, visando a desconstrução do erudito e construção do saber que tem como alicerce o povo. O corpo festivo, afetivo e acessível. Estimulando a desmaterialização do corpo e desconstrução de estereótipos por meio da exploração de planos (alto/médio/baixo), buscando presença, imaginação criadora, percepção, intuição, memórias, sensação, ação… Isso tudo com a linguagem teatral.
Sobre Cleverson Guerrera: educador social. Ator e bailarino, formado pela Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI. Ator da Cia Campaneli e coordenador do grupo Vira Lata de Teatro.
Mediação de Leitura
com Lilian Menenguci
19 de março
das 9h às 12h/ 14h às 17h
Sobre a oficina: Mediação de Leitura é uma oficina constituída de ações teóricas e vivenciais destinadas ao fomento do hábito da leitura em ambientes educacionais, nas bibliotecas (escolares, oficiais e comunitárias), em espaços públicos, culturais e mesmo nos lares. A proposta tem o objetivo de fortalecer atividades de estímulo à leitura e contribuir com a formação de mediadores de leitura.
Sobre Lilian Menenguci: Professora, graduada em Pedagogia, é Doutora em Educação pela Ufes. Especialista em Acessibilidade Cultural, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua na formação inicial e continuada de profissionais da Educação. É autora de Os medos de Lili, Casa de Papel e A Criança Mágica, ambos de literatura infantojuvenil. Lançou Palarvas de Borboletras e Grão, sob o gênero de poesia. Na área da educação, assina Educação, Educação Especial, Inclusão e Arte: para além do chão e dos muros da escola comum, e organizou Memórias de Alfabetização: narrativas sobre aprender a ler e a escrever. Como atriz, já trabalhou em mais de uma dezena de espetáculos e também no filme Agrados para Cloê, de Jefinho Pinheiro. Seu texto Um pouco mais da metade criado a partir do projeto Outras Tramas, publicado na coletânea homônima, marca sua estreia na dramaturgia. Nos últimos anos idealizou e segue coordenando um conjunto de ações voltadas para o acesso ao livro e o fomento da leitura e da literatura: o projeto Livros Gigantes, o canal Com a Palavra e o projeto Conta Conta. Também integra a Rede Nacional de Leitura Inclusiva e o coletivo Confere com o Original.
Palestras
Cultura e Botânica se Encontram na Construção de Saberes Locais
com Andressa Catarina
18 de março, às 19 horas
Sobre a palestra: o público conhecerá conceitos básicos ligados à Etnobotânica e ao modo que essa ciência está presente no nosso dia a dia. Ressaltando e reconhecendo sempre as comunidades tradicionais como as maiores detentoras e guardiãs desse conhecimento ancestral. A relação com as plantas nos fez chegar nesse momento da evolução, o caminho para o futuro não pode ser trilhado sem preservar as plantas e cuidar para que nosso aprendizado até aqui, não seja esquecido.
Sobre Andressa Catharina: atua há 15 anos na área de Educação Ambiental e Relacionamento com comunidades, com experiências na esfera pública, privada e terceiro setor. Possui graduação em Gestão Ambiental e Ciências Biológicas, mestrado na área de Sustentabilidade e certificação internacional para Gestão de Projetos Sociais. Orientada para os resultados e valorização das pessoas, acredita que a Educação é uma das maneiras de criar um futuro melhor.
Produção e Captação de Recursos para Projetos Culturais
com Ursula Dart
18 de março, às 14 horas
Sobre a palestra: a proposta da palestra é capacitar professores, artistas e produtores culturais, para que possam construir projetos de valor para editais e leis de incentivo, além de entender como realizar uma gestão eficiente do projeto para que toda a execução seja coerente e a prestação de contas efetiva. Irá abordar a construção de um projeto, desde a ideia até a sua execução. Os temas abordados serão a elaboração da ideia ao papel, a escrita, objetivo, cronograma, planilhas e orçamentos e prestação de contas.
Sobre Ursula Dart: sócia da Ladart Filmes com foco na produção de filmes para cinema e séries documentais e ficcionais para TV, traz em seu currículo diversos projetos audiovisuais nos quais atuou como diretora, diretora de produção, produtora executiva e diretora de fotografia. É curadora de festivais e mostras de cinema e participa de comissões de avaliação e júri de projetos, como o extinto DOC TV, o Festival de Cinema de Vitória e o Festival de Cinema e TV de Muqui, além de ter idealizado e/ou produzido iniciativas como a Mostra Produção Independente, o Festival Itinerante Anima Mundi, a Mostra Documentos Autorais e o Festival de Cinema Ambiental e Sustentável do ES – Cine.ema. É Mestra em Comunicação e Territorialidades (Ufes), especialista em Documentário de Criação (Univ. Autônoma de Barcelona, Espanha), bacharel em Direito (Ufes).
Com idealização da Secretaria da Cultura (Secult ES), com gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Findes e do Sesi, o Cultura em Toda Parte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
One Comment