O Balneário de Carapebus, no município da Serra, vai contar com uma ampla programação de aprendizagem e vivência no cinema brasileiro, de 25 a 30 de julho, com o 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema. Durante os cinco dias de atividades, o público poderá participar do Laboratório de Formação em Cinema, com aprendizados em diversas técnicas do audiovisual, e fechando com o Festcine Pedra Azul – Sessão Recorte, com a exibição do filme produzido durante a formação, e mais três curtas autorais de diversos estados brasileiros.
No circuito itinerante, o Festcine desembarca no município da Serra, maior em população e extensão no Espírito Santo. A passagem do festival pelo litoral da Serra, instalando-se no Balneário de Carapebus, busca expandir a vivência e a troca de jovens de diversas comunidades capixabas com a cultura e com o cinema contemporâneo brasileiro.
O projeto conta ainda com a mobilização da Associação Cultural e Recreativa do Balneário de Carapebus (ACBC), com atuação ativa na comunidade e iniciativas profissionalizantes, de empreendedorismo e desenvolvimento de moradores. Com o Festcine, a Associação busca somar esforços para desenvolver novas ações e oportunidades focadas no público jovem.
A presidente da Associação, Claudia Patrícia, comenta a importância do Festcine para a transformação social da comunidade e o desenvolvimento dos jovens: “Para muito além de produzir e editar um filme, a chegada do cinema aqui com esse projeto vai trazer oportunidades para trabalhar projetos com a comunidade, filmar a própria comunidade. Esse projeto traz inquietude para causar a transformação, e nos auxiliar na mobilização dos jovens. A arte está em cada um de nós, e isso será mais desenvolvido. É uma novidade ter essa formação na comunidade, porque temos poucos projetos que tratam da formação do indivíduo. Os jovens vão ter um contato imensurável com ferramentas para produzir conteúdos, aprendendo com pessoas experientes em direção audiovisual”, conta ela.
Tal como conta a secretária da Associação, Claudia Serafim: “Para a Associação Cultural e Recreativa do Balneário de Carapebus, será um projeto pioneiro, porque não tivemos ainda projetos muito voltados para os jovens. É um prestígio levar o audiovisual para os jovens, a gente acredita que vai ser um despertar, vai possibilitar novas iniciativas culturais com a autonomia dos jovens. A expectativa é grande, a gente busca parceiros para trazer ações culturais. As pessoas do bairro estão achando muito bacana a proposta do festival, e que culmina com uma exibição na praia”.
FORMAÇÃO
Com o objetivo de proporcionar educação diferenciada e aperfeiçoamento para a produção audiovisual, o Laboratório de Formação em Cinema vai formar participantes durante o 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema promove. Ministrado pelo diretor e produtor Bernard Lessa, a atividade é aberta a pessoas maiores de 16 anos de toda a comunidade, especialmente para estudantes da rede pública de ensino. Em João Neiva, o laboratório será realizado na sede do Coletivo Abá-Tyba, no bairro de Santa Luzia. Os interessados podem se inscrever via formulário Google (link aqui).
A turma receberá conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo os estudantes em todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema. Ao final de cada laboratório, a turma entrega um curta-metragem finalizado, que fará parte do circuito de exibições ao ar livre, proporcionando a experiência do cinema às populações das cidades atendidas, além dos turistas e visitantes de cada região.
SESSÃO RECORTE
Além das atividades de formação, o 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema inclui a janela Sessão Recorte, que marca a estreia oficial do trabalho realizado pelos alunos durante o Laboratório de Formação em Cinema, além de apresentar uma seleção de filmes exibidos na terceira edição do FestCine Pedra Azul. No município de Serra, a exibição acontece no dia 30 de julho, a partir das 19 horas. Na cidade de João Neiva, a sessão será realizada no dia 04 de agosto, às 19 horas. A programação é gratuita. Ao assistir às exibições, o público também poderá votar no filme favorito para concorrer a uma bicicleta e a brindes do 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema.
A Sessão Recorte será aberta com o curta-metragem Cuida de Mim, de Liziane Bortolatto, que conta a história de uma mãe e uma filha no litoral sul do Brasil. Na sequência, será exibido A Volta Para Casa, de Diego Freitas. O filme conta a história de Plínio (Lima Duarte), que no domingo de Páscoa revisita suas memórias. Fechando a mostra, Nova Iorque, de Leo Tabosa. O curta conta a história de uma professora que, depois de 20 anos, retorna para sua cidade e cria um laço afetivo com seus novos alunos.
O 3º FestCine Pedra Azul – Circuito de Formação em Cinema conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, através da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo. Conta com o apoio da Tower Filmes e da Associação Cultural e Recreativa do Balneário de Carapebus e com o apoio institucional do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). A realização é da Galpão Produções.