Com a proposta de criar alternativas de inclusão e formação na área digital, aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), no Auditório do Hub ES+, a cerimônia que formalizou a parceria entre a instituição, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a empresa Meta.
A proposta é atender a demanda de conhecimentos especializados em tecnologias digitais e criativas para a inserção de jovens no mercado de trabalho. Com a condução da Coordenadora Pedagógica do Hub ES+, Saskia Sá, a cerimônia contou com a participação do gerente de Políticas Públicas da Meta, Ricardo Vilella, e do secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Fabricio Noronha.
Ricardo Vilella deu início ao evento e destacou a importância da parceria entre a Meta e o Hub ES+. “A gente ficou muito feliz com essa oportunidade de celebrar o primeiro acordo de cooperação com a Secretária de Cultura para a oferta dos cursos da Meta. A gente quer que o Espírito Santo se torne realmente um polo de criadores, de profissionais da área de tecnologia, que utilizam as ferramentas imersivas para a construção desse metaverso da forma mais democrática possível. Eu estou super contente de estar aqui e espero que essa seja a primeira de muitas atividades que a gente vai realizar”.
Logo após, o Secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha falou sobre a importância da parceria para o fomento de quem trabalha com tecnologia e inovação no Espírito Santo. “A gente trabalha com fomento a games, a podcast, a websérie e a realidade aumentada como uma das categorias. A gente tem uma cena ativa em torno disso. É muito oportuno que a gente consiga rodar essa formação aqui hoje e capacitar nossos criativos”.
Fabricio Noronha também falou sobre o encontro da Meta com o Hub ES+. “Quero agradecer demais essa parceria. Espero que seja a primeira de muitas. Acho muito importante para o Hub ter uma empresa como a Meta como parceira. Hoje a gente sabe que boa parte dos negócios, das vendas, das trocas, passam pelas plataformas, sobretudo Whatsapp e Instagram, plataformas da empresa. É muito importante trabalhar com essa dinâmica para que o ecossistema da economia criativa capixaba”.
Formação
Após a cerimônia, os inscritos participaram do Workshop Meta Spark, ministrado pelo creative technologist Pedro Leal, especialista em Realidade Aumentada da Meta. A formação, presencial e gratuita, aconteceu no Lab Maker e apresentou para os participantes ferramentas para construir e publicar efeitos e filtros interativos de Realidade Aumentada para o Instagram, com o Meta Spark Studio.
Além do workshop, a parceria oferecerá cursos online gratuitos da Meta, voltadas para a produção e divulgação de conteúdos nas redes sociais. As formações ofertadas serão a Trilha de Cursos – Associado de Marketing Digital da Meta, que irá transmitir recursos e ferramentas de campanha da Meta, para se preparar, caso haja interesse, para o exame de certificação de Associado de Marketing Digital da Meta. E, ainda, a Trilha de Cursos – Meta Spark Studio, com recursos e funcionalidades para criar efeitos de Realidade Aumentada, tanto para iniciantes quanto para profissionais com experiência. As inscrições para essas formações serão disponibilizadas no site e nas redes sociais do Hub ES+.
O Hub ES+ faz parte do programa ES+ Criativo, é realizado pelo Governo do Estado do Espírito Santo sob coordenação da Secretaria da Cultura (Secult) em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).