A equipe do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) pegou a estrada em uma ação de mobilização para o projeto Cultura em Toda Parte em 2022. Nas últimas três semanas, a equipe percorreu diversas cidades capixabas das macrorregiões Central e Sul para divulgar as inscrições do projeto e realizar visitas técnicas nos possíveis municípios que sediarão esse circuito cultural que envolverá todo o território do Espírito Santo.
Nessas visitas, a equipe foi recebida por gestores culturais que apresentaram possíveis locais com a estrutura necessária para receber as apresentações artísticas e formações culturais que farão parte do Cultura em Toda Parte.
Em Baixo Guandu a equipe foi recebida pelo prefeito municipal Lastênio Luiz Cardoso e pela secretária municipal de Cultura, Miria Souza Cruz. Em João Neiva, fomos recebidos pelo secretário de Cultura, Turismo e Esportes, João Augusto Selvatici Sarcinelli. Em Divino de São Lourenço, a recepção ficou a cargo da secretária municipal de Cultura, Caterine de Oliveira Leonardo Noronha. Além dessas cidades, a equipe do IBCA percorreu os municípios de Alegre, Marataízes, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Pancas, Aracruz e Linhares.
“A mobilização é uma etapa extremamente importante na realização desse projeto. Para o Cultura em Toda Parte, que percorre várias cidades do estado, conhecer as condições locais é fundamental para planejar a caravana, fazer adequações e garantir que o evento aconteça da melhor forma possível para os artistas e para o público”, afirma Lucia Caus, Presidente do IBCA.
Inscrições
As inscrições para o Cultura em Toda Parte 2022 estão abertas até o dia 11 de fevereiro, através do Mapa Cultural ES (acesse aqui). A chamada pública gratuita irá selecionar 140 apresentações artísticas para compor a programação do projeto, que acontece entre os meses de março e maio em 10 municípios do estado.
Sob a gestão Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), a Região 2 é formada pelos seguintes municípios: Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Colatina, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marilândia, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta e Vila Valério.
Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, o Cultura em Toda Parte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.