Laboratório de Formação em Cinema abre calendário comemorativo de 30 anos do Festival de Cinema de Vitória

O diretor e produtor Bernard Lessa é o oficineiro responsável pelo Laboratório de Formação em Cinema. Foto: Andie Freitas/ Acervo Galpão IBCA

Este ano, o Festival de Cinema de Vitória completa três décadas e se confirma com um dos mais significativos eventos culturais do Espírito Santo e umas das mais longevas mostras de cinema brasileiro. Para celebrar esse percurso será realizada a Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória (FCV), um extenso calendário de atividades em torno da arte cinematográfica que ocorrerá ao longo deste ano.

A primeira ação dessa agenda será o Laboratório de Formação em Cinema que começa nesta segunda-feira (13) – e segue até sexta-feira (17) -, no município de João Neiva, e tem o objetivo de promover a formação e o aperfeiçoamento na área do audiovisual. Ministrada pelo diretor e produtor Bernard Lessa, a atividade será voltada para pessoas maiores de 16 anos e também acontecerá nas cidades de Serra (de 20 a 24 de março) e Cariacica (de 27 a 31 de março). As vagas já estão preenchidas.

Cada cidade receberá um laboratório com duração de uma semana para um grupo formado por 20 participantes. Cada turma receberá conhecimentos teóricos e práticos, envolvendo os estudantes em todas as etapas de produção de um produto audiovisual: pesquisa e elaboração do roteiro, captação de imagens, operação de instrumentos de luz e som, edição, além de uma breve explanação sobre a história do cinema. Ao final de cada laboratório, a turma entregará um curta-metragem finalizado que será exibido na Mostra Comemorativa 30 Anos do FCV, que acontecerá no mês de junho.

Sobre o oficineiro 

Produtor e realizador de cinema, Bernard Lessa já conduziu outras edições do Laboratório de Formação em Cinema anteriormente. É sócio fundador da Rede Filmes, realizou os curta-metragens Tejo Mar (2013); Sopro, Uivo e Assobio (2015) e A Casa Térrea (2017), exibidos em alguns dos mais importantes festivais brasileiros. A Matéria Noturna, seu primeiro longa-metragem de ficção, teve sua estreia em outubro de 2021 no Olhar de Cinema de Curitiba, onde recebeu Menção Honrosa na categoria Melhor Filme Brasileiro em Competição. O Deserto de Akin, seu próximo filme, encontra-se em pré-produção.

Uma janela de 30 anos para o cinema brasileiro

Maior evento de cinema e audiovisual do Espírito Santo, o Festival de Cinema de Vitória completa 30 anos em 2023. Para celebrar a data, será realizada a Mostra Comemorativa 30 anos do Festival de Cinema de Vitória, que acontecerá de 14 a 18 de junho com uma programação retrospectiva especial com longas e curtas-metragens que marcaram a história do festival. Já no segundo semestre, de 19 a 24 de setembro, acontece a 30ª edição do FCV que apresentará a safra atual e inédita do cinema brasileiro e que também contará com debates, mesas redondas e muito mais.

Mostra Comemorativa 30 Anos do Festival de Cinema de Vitória conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, da Petrobras e da ArcelorMittal, através da Lei de Incentivo à CulturaMinistério da Cultura. Conta também com o apoio do Canal Brasil, da Universidade Federal do Espírito Santo, do Cine Metrópolis, da Rede Gazeta, da Carla Buaiz Jóias, do Sesc Glória e da Prefeitura Municipal de Vitória. A realização é da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).

Laboratório de Formação em Cinema

João Neiva
De 13 a 17 de Março, das 13h às 17h
Coletivo Aba-Tyba
Rua Vereador Osmar Peixoto, 282 – Santa Luzia, João Neiva

Serra
De 20 a 24 de Março, das 13h às 17h
Associação de Vivência Shalom
Av. Vitória, nº 21 – Central Carapina – Serra

Cariacica
De 27 a 30 de Março, das 13h às 17h
Aprender Cultura
Av. N. Srª. Da Penha, 1439 – Flexal II –  Cariacica
Galpão Produções

About Galpão Produções