A oficina Produção Musical – Iniciação em Beat comandada pelo produtor musical independente Wesley Almeida e pelo MC Rhayan Lucas, apresentou noções básicas das ferramentas necessárias para o ingresso no mercado do rap. A atividade de formação, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de maio, faz parte da programação do Cultura em Toda Parte – Módulo Norte.
A introdução da formação apresentou um pouco da história do hip hop, seu surgimento e algumas figuras centrais como Afrikaa Bambaataa, Grandmaster Flash e Kool Herc. “O movimento hip hop surgiu nas comunidades africana, caribenha e latina localizadas nos subúrbios de Nova Iorque nos anos de 1970” explicou Rhayan.
Eles também falaram sobre os novos pilares do movimento: o conhecimento, a linguagem e a moda de rua; o empreendedorismo periférico e o beatbox. “Até aqui no nosso estado, o Espírito Santo, a gente tem muitas batalhas de rima iniciando com beatbox. Às vezes a quebrada não tem aquela caixinha de som pra levar e arruma um mano que acaba fazendo a batalha de rima totalmente no beatbox”.
Na sequência as três aulas tiveram como base o programa FL Studio e os equipamentos básicos para um home studio (microfone condensador, interface de áudio, fone de ouvido e notebook), transdução de áudio, gravação, edição, mixagem e masterização.
A segunda aula teve a prática. Os alunos aprenderam sobre sobre loopings, bpm, sample e construção de bases, além de dicas sobre microfones e retirada de ruídos. No terceiro dia, os alunos apresentaram os beats que eles mesmo fizeram. A partir das criações individuais, a dupla foi dando dicas para os inscritos e imprimindo novas técnicas para o trabalho de cada um.
Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.