Oficina de Produção Musical apresentou técnicas para criação de beats

By 31 de maio de 2021junho 11th, 2021Notícias

 

 

Wesley Almeida e Rhayan Lucas

Wesley Almeida e Rhayan Lucas na oficina Produção Musical – Iniciação em Beat

 

A oficina Produção Musical – Iniciação em Beat comandada pelo produtor musical independente Wesley Almeida e pelo MC Rhayan Lucas, apresentou noções básicas das ferramentas necessárias para o ingresso no mercado do rap. A atividade de formação, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de maio, faz parte da programação do Cultura em Toda Parte – Módulo Norte. 

A introdução da formação apresentou um pouco da história do hip hop, seu surgimento e algumas figuras centrais como Afrikaa Bambaataa, Grandmaster Flash e Kool Herc. “O movimento hip hop surgiu nas comunidades africana, caribenha e latina localizadas nos subúrbios de Nova Iorque nos anos de 1970” explicou Rhayan.

Eles também falaram sobre os novos pilares do movimento: o conhecimento, a linguagem e a moda de rua; o empreendedorismo periférico e o beatbox. “Até aqui no nosso estado, o Espírito Santo, a gente tem muitas batalhas de rima iniciando com beatbox. Às vezes a quebrada não tem aquela caixinha de som pra levar e arruma um mano que acaba fazendo a batalha de rima totalmente no beatbox”.

Na sequência as três aulas tiveram como base o programa FL Studio e os equipamentos básicos para um home studio (microfone condensador, interface de áudio, fone de ouvido e notebook), transdução de áudio, gravação, edição, mixagem e masterização.

A segunda aula teve a prática. Os alunos aprenderam sobre sobre loopings, bpm, sample e construção de bases, além de dicas sobre microfones e retirada de ruídos. No terceiro dia, os alunos apresentaram os beats que eles mesmo fizeram. A partir das criações individuais, a dupla foi dando dicas para os inscritos e imprimindo novas técnicas para o trabalho de cada um. 

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

Galpão Produções

About Galpão Produções