Paulo Boccato abordou em palestra os caminhos para desenvolver um projeto audiovisual

By 30 de maio de 2021junho 11th, 2021Notícias

 

Boccato

Palestra Desenvolvimento de Projetos, com o produtor Paulo Boccato

Falar um pouco sobre os caminhos para o desenvolvimento de projetos. Essa foi a proposta da palestra Desenvolvimento de Projetos: o que um produtor ou um realizador deve observar para potencializar a viabilidade de seus projetos audiovisuais, com o grande produtor na indústria audiovisual brasileira Paulo Boccato, que aconteceu no dia 29 de maio, dentro das atividades de formação do projeto Cultura em Toda Parte – Módulo Norte

Paulo começou abordando a importância de identificar qual o gênero quando você vai produzir algum trabalho audiovisual.  “É muito importante quando você vai fazer um projeto saber qual o gênero. O primeiro conceito que você tem que ter claro e entender muito bem são os tipos de gêneros. Olhar os filmes que são semelhantes. E tentar entender quando você desenvolve um projeto e que tipo de gênero você está buscando. Porque isso ajuda a vender o projeto, ajuda o cara que vai ler a entender o que você está falando. Por mais que depois você faça um crossover de gêneros é importante entender onde você está navegando, que tipo de filme e de projeto você está desenvolvendo com relação ao gênero”.  

Boccato falou da importância de ter e trazer referências para uma produção.  “Quando você começa a desenvolver um projeto pense também nas referências. E não tenha medo de trazer referências de outras obras para o projeto que você está pensando. Você ter referências do tipo de filme, do tipo de série, do tipo de conteúdo ao qual o seu projeto se assemelha, ou que te inspira. 

De acordo com Paulo, essas referências se tornam informações complementares para o desenvolvimento do projeto. “Isso será uma guia muito importante na hora que você sentar para começar a desenvolver o projeto. Você entender muito bem o gênero e trazer algumas referências – dentro do que você está fazendo – , se você tiver essas duas guias de base você vai ter mais facilidade para começar a criar”. 

O instrutor falou da importância em saber diferenciar uma premissa de um tema. “Premissa conta, em poucas palavras, a história do filme. Já o Tema é sobre o que exatamente o filme é. É “a moral da história”, como se dizia antigamente”. 

Boccato também deu uma dica importante relacionada às características do projeto. Algo que faz a diferença no produto final. “Quando você vai apresentar uma ideia é necessário que o seu trabalho tenha algo de inusitado. É necessária uma proposta sólida. Saber por onde ele transita e ter originalidade nele”. 

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Galpão Produções

About Galpão Produções