TendaLab promove mostra online com foco na produção cultural do ES

By 27 de abril de 2021Notícias

Programação gratuita apresentou shows musicais, mostra audiovisual e exposição fotografia 

Juliano Gauche encerrou a programação musical da TendaLab. Foto: Levi Mori/ Divulgação

Música, cinema, fotografia, literatura. Assim foi a TendaLab: Mostra de Criatividade, Sustentabilidade e Formação Cultural, que aconteceu entre os dias 23 e 25 de abril, em formato online e gratuito, no canal de YouTube do FCV (youtube.com/ibcavix). 

O projeto, que é uma realização da Galpão Produções e contou com recursos da Lei Aldir Blanc, trouxe três apresentações musicais exclusivas e uma convidada, além de atividades culturais diversas, e contou com 95 profissionais envolvidos. 

“A TendaLab foi um espaço para dar visibilidade a produção cultural com foco no Espírito Santo. Além disso, foi uma grande oportunidade de movimentar a cadeia produtiva da cultura no ES: músicos, profissionais do audiovisual, do figurino, da produção, entre outros, reafirmando o talento local”, pontuou Lucia Caus, diretora da Galpão Produções.  

Programação 

A stylist Yasmin Gomes foi a apresentadora da TendaLab. Foto: Levi Mori/ Divulgação

A mostra contou com apresentação de Yasmin Gomes. O primeiro dia de programação, que aconteceu na sexta-feira (23) contou com a participação da produtora executiva da Galpão Produções, Larissa Delbone, dando as boas-vindas ao público.  

Silvero Pereira e Banda Paralela
Tributo a Belchior: show de Silvero Pereira e Banda Paralela emocionou o público. Foto: Levi Mori/ Divulgação

Na sequência, aconteceu o show inédito Tributo a Belchior, uma homenagem do cantor e ator Silvero Pereira ao lado da Banda Paralela, formada pelos músicos Fepaschoal, Brunu Chico e Natália Arrivabene especialmente para a apresentação. 

O espetáculo apresentou 11 clássicos do mestre da MPB, na voz de Silvero Pereira, e emocionou o público. “Esse é um show de amor. De um fã. De um rapaz vindo do interior. Eu sou apenas um ator. Então não peçam uma canção suave, correta, branca. Porque esse show é como faca: ele é corte profundo” disse o artista.

Zé Maholics
A banda Zé Maholics é um dos destaques na cena musical do ES. Foto: Levi Mori/ Divulgação

Encerrando a primeira noite, Zé Maholics. A banda realizou uma apresentação acústica com foco na produção autoral, com músicas como Groove Brasileiro e Se Musicar, além de clássicos da música brasileira. “Queria agradecer ao pessoal da TendaLab, pela oportunidade e por estar aqui hoje” disse o vocalista Vini Hoffmam.

Veja a primeira noite da TendaLab

Eloá Eler
Eloá Eler foi o destaque do 2º dia da TendaLab. Foto: Levi Mori/ Divulgação

A segunda noite, que aconteceu no sábado (24), trouxe as canções da cantora e compositora Eloá Eler. O show Caparaó apresentou um repertório autoral com músicas como Assovio dos Sacis, Trovão, Bambuzeira, Gruta da Onça e Sossego no Mar que criaram paisagens sonoras a partir de elementos da natureza e que criam um elo entre ancestralidade e música pop. 

Veja a segunda noite da TendaLab  

Juliano Gauche
Juliano Gauche fez uma apresentação vibrante no encerramento da TendaLab. Foto: Levi Mori/ Divulgação

Encerrando a programação de shows, no domingo (25), o cantor e compositor Juliano Gauche subiu ao palco da TendaLab. Acompanhado apenas por uma guitarra, o cantor e compositor fez uma apresentação intimista e belíssima que reuniu canções de seus três álbuns solos Juliano Gauche (2013), Nas Estâncias de Dzyan (2016) e Afastamento (2018), além das canções do EP Bombyx Mori, lançado em 2020.

Confira a terceira e última noite da TendaLab

  

Mostra de Videoclipes

Além da programação de shows, as noites da TendaLab apresentaram a retrospectiva das três primeiras edições da Mostra de Videoclipes, que são originalmente exibidas na programação do Festival de Cinema de Vitória. As sessões, divididas nos três dias de programação, reuniram filmes de vários estados brasileiros comprovando a pluralidade de narrativas e a criatividade musical em 38 obras de temáticas diversas. 

Você pode conferir os filmes da Mostra de Videoclipes AQUI

A primeira sessão da Mostra de Videoclipes foi exibida no 24º Festival de Cinema de Vitória, em 2017, e teve a curadoria do  jornalista e pesquisador musical Luiz Eduardo Neves. A segunda e a terceira sessões da Mostra de Videoclipes foram exibidas, respectivamente, no 25º e 26º Festival de Cinema de Vitória, em 2018 e 2019. A curadoria foi realizada pelo jornalista e pesquisador musical Luiz Eduardo Neves e pela diretora Suellen Vasconcelos

Revista Tenda e Exposição Fotográfica Digital 

A mostra também marcou o lançamento da Revista Tenda. A publicação, online e gratuita, reúne cinco artigos inéditos, selecionados por meio de chamamento público, que abordam aspectos da produção cultural no Espírito Santo. São eles: Carne Viva, Corpo que Resiste: A Poesia de Lívia Corbellari, de Wagner Silva Gomes; Para Lembrar-se Sempre Outra Vez de Haydeé Nicolussi, de Guilherme Medeiros; O Agora é uma Ruína, de Rafaela Germano Martins, O Sonho Kyneklubysta, de Sebastião Ribeiro Filho – Tião Xará; e Lei de Incentivo à Cultura Pede Passagem no ES, de Marcelo Lages. 

A revista também traz perfis dos músicos que se apresentam no palco da TendaLab, além de informações sobre os filmes exibidos na retrospectiva da Mostra de Videoclipes e sobre a Mostra Fotográfica Digital

Para ler a Revista Tenda basta clicar AQUI

Outro destaque foi a Exposição Fotográfica Digital. A mostra é resultado do Laboratório Criativo de Fotografia, coordenado pelo cineasta e fotógrafo Bernard Lessa, no mês de março. A exposição apresenta o resultado da formação, a partir da provocação sugerida pelo oficineiro, que pediu aos alunos que registrassem o seu cotidiano em tempos de isolamento social. 

Para visitar a Exposição Fotográfica Digital clique AQUI 

TendaLab

A TendaLab é uma mostra pautada em criatividade, formação e sustentabilidade. O objetivo é estimular e aquecer a produção cultural nas cidades, através da música, da formação e do cinema, além de outras atividades culturais. 

Com realização da Galpão Produções Artísticas e Culturais, o Projeto conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Edital de Seleção de Projetos e Concessão de Prêmio Artes Integradas 2020, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Confira a Galeria de Imagens dos Shows da TendaLab
Fotos: Levi Mori – Acervo Galpão/ IBCA

Galpão Produções

About Galpão Produções