Oficina de Escrita Criativa trouxe debate sobre a poesia e o rap no Cultura em Toda Parte – Módulo Norte

By 28 de maio de 2021junho 11th, 2021Notícias

 

Oficina Escrita Criativa

John Conceito na Oficina Escrita Criativa – Fanzine Rap com Verso

Aproximar a escrita do rap, da música e da periferia. Essa foi a proposta da oficina Escrita Criativa – Fanzine Rap com Verso, ministrada pelo articulador cultural e educador John Conceito. O minicurso teve o objetivo de provocar os alunos e despertar interesse na vida que os cercam, com um olhar poético, tanto em versos quanto em prosa rimada ou não. 

#Dia1

A oficina começou com um depoimento de Conceito sobre a sua vivência na periferia. Na sequência, o articulador apresentou um trecho do escritor Paulo Leminski falando sobre a cultura periférica. Ele também falou sobre a didática da invenção da pedagogia periférica e introduzindo a poesia dentro deste conceito.Ele trouxe exemplos das correntes filosóficas de René Descartes e a filosofia Ubuntu e traçou um paralelo entre o “penso, logo existo” e “eu sou porque nós somos” e como uma coisa difere da outra e ao mesmo podem dialogar. John também falou da importância e de como a poesia mudou o seu cotidiano e encerrou a aula com exibindo o curta-metragem Meu Amigo Nietzsche. 

#Dia2

O segundo dia de formação teve início com John jogando luz sobre Slam, que são uma batalhas de poesia falada. Destacou o Slam Botocudo, o primeiro evento do gênero no Espírito Santo e do qual ele é integrante. Ele também destacou a proximidade do slam com o movimento hip hop, que ele considera um braço do estilo, além de apresentar um diversos eventos do gênero de vários lugares do Brasil exibindo vídeos para ilustrar as apresentações.  

#Dia3

No terceiro e último dia, o instrutor John Conceito contou com a participação de Pedro “Gazu” Antonio Freire, doutor em Estudos Literários, A dupla falou sobre oralidade, o universo do rap e os atravessamentos entre música e poesia. “A rigor a palavra escrita é muito recente na história da humanidade. Ter palavra é você cumprir aquilo que você disse. A oralidade tem um peso singular na história da humanidade. Esse privilégio foi cedendo espaço para a cultura escrita, mas não podemos esquecer a gramática do som é anterior a gramática da fala”. 

Com realização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Sesi Cultura e da TV Educativa do Espírito Santo, o Cultura em Toda Parte – Módulo Norte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult ES), direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Galpão Produções

About Galpão Produções