Conserto de computadores, recanto humanizado para visitação e uma rádio montada dentro da Penitenciária Regional de Linhares (PRL) foram os projetos selecionados no Edital JuventudES, que, nesta edição, contou com a participação de iniciativas do sistema prisional. De 120 projetos selecionados no edital, seis são desenvolvidos em penitenciárias administradas pela Secretaria da Justiça (Sejus).
Nesta semana, a Sejus assina os Termos de Compromisso do Projeto JuventudES, com o objetivo de formalizar a parceria destinada à liberação dos recursos para os projetos ganhadores.
Uma das práticas selecionadas é a Rádio PRL, um estúdio montado com equipamentos de som, acústico e microfones. A proposta da rádio é levar entretenimento, informação, religiosidade, cultura, entre outros assuntos, para os custodiados na Penitenciária Regional de Linhares. Com programação variada, a rádio também tem o objetivo de aproximar laços familiares com o quadro “O recadinho da família”.
O diretor da unidade prisional, Vinicius Narciso, explicou que as mensagens de áudio enviadas pelas famílias são anunciadas na rádio para todas as galerias da unidade. “Essas mensagens passam pela avaliação da nossa equipe técnica. Pode ser a mensagem de um filho, da mãe ou da esposa. Algo que aproxima a família do custodiado. Também usamos a rádio como um canal de informação sobre diversos assuntos, além de entretenimento. Temos internos que atuam como locutores e na mesa de som”, disse.
Além da Rádio PRL, que vai obter o recurso de R$ 3 mil, a unidade prisional também teve o projeto “Recanto humanizado” selecionado. Familiares de internos podem usufruir de um local humanizado, com bancos e jardim, além do cultivo de flores, horta, aviário, pássaros, entre outras atrações. O interno R.P.C., de 23 anos, trabalha na manutenção do espaço.
“Manter esse projeto trouxe para nós muitos benefícios, inclusive uma grande oportunidade de trabalho. Partes das sementes da horta, a madeira para os bancos, as aves, os alimentos para aves, são doados por nossos familiares. Ajudo a proporcionar para nossas famílias um local agradável para a visitação, sendo isso uma parte fundamental para nossa ressocialização”, disse ele.
Outra prática da unidade prisional que recebeu destaque no Edital JuventudES é o Projeto de Informática, que consiste no conserto de computadores e aparelhos eletrônicos. De acordo com o diretor Vinicius Narciso, a unidade prisional recebe inúmeros equipamentos que chegam em condições inoperantes.
“Recebemos equipamentos sem utilidade, que são catalogados e reaproveitados em diversos consertos. Diante das muitas peças avulsas que chegam para nós, pegamos uma peça aqui e outras ali, por fim montamos um computador. A iniciativa vai receber o recurso de R$ 1 mil, valor que será usado para a ampliação do projeto”, explicou Narciso.
JuventudES
O JuventudES está sendo executado pela Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), desde agosto de 2022, com a divulgação do projeto nas cidades do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
Estado Presente
O Programa Estado Presente em Defesa da Vida é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Contemplado no Eixo Social do Programa Estado Presente, o Projeto JuventudES integra o conjunto de políticas públicas do Governo do Estado para os jovens capixabas.
Texto: Assessoria de Comunicação da Sejus (Sandra Dalton / Paula Lima)